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December

+ saude

Boa tarde de Domingo Pessoal! tudo bem ?

Gente, lembra que em alguns posts anteriores eu comentei com vocês que eu estava com intolerância ao Glúten? Pois é,  então eu tive que mudar bastante a minha alimentação… tirar tuuudo que era fárinha haha e então eu fiquei pensando, “Gente ?! e o meu cafe da manha agora?! ” haha sim, esse foi o meu primeiro pensamento. Pesquisando, vi que tinha como eu me adaptar sem gastar muito, descobri a querida tapioca que já esta sendo falada por todos faz muito tempo, mas eu nem me dava taaaanta conta assim, até porque nao “precisava”dela.

tapioca

Foi aí que fui pesquisar sobre ela, sua composição… porque o que tem de glúten em alimentos que eu nem imaginava…não está escrito viu ?! E o que eu descobri ? ela é produzido a partir da fécula extraída das raízes da mandioca. Abaixo, vou deixar um texto muito legal que foi escrito por Marcello Paiva sobre a minha nova queridinha tapioca.

tapioca 1

“Porque usar tapioca nas refeições? Quais seus benefícios?

Por ser um alimento praticamente neutro com relação ao seu sabor, permite utilizar vários tipos de recheios (doces e salgados).

Ela pode substituir outros carboidratos (pães, massas, batatas e outros). Para aqueles que estão de dieta hipocalórica é uma boa opção pela sua baixa concentração calórica e de Sódio.

Consegue repor rapidamente os estoques de glicogênio (carboidrato) muscular e hepático no pós-treino, podendo ser usada como uma opção para ressíntese de carboidrato, por possuir alto índice glicêmico.

Além disso, ela é de fácil manuseio e pode ser consumida por indivíduos com doença celíaca, pois não contêm glúten.

Tapioca engorda?

Como qualquer carboidrato, se for consumida em excesso vai engordar. Porém o fator determinante na sua composição calórica é o conteúdo do recheio que pode ser de baixo ou de alto teor calórico.

Sendo assim, atente-se aos recheios da tapioca escolhendo alimentos como legumes, verduras, frutas, carnes magras, ovos, queijos brancos, proteína do soro do leite e castanhas.

Um grande diferencial na receita é acrescentar fibras, pois esta vai diminuir o índice glicêmico da tapioca. A chia é um bom exemplo de alimento rico em fibras e vitaminas do complexo B. “

tapioca 2

Bom Gente, esse foi o assunto de hoje! espero que tenham gostado e que utilizem essas dicas ao favor de vocês!

Beijoos até amanhã!